Resenha Azeitona


Livro Azeitona / 2016
Autor Bruno Miranda
352 páginas
Livro cedido pela Editora Planeta
Avaliação: 4/5

Ian é um jovem de dezessete anos que vive com sua irmã, sua mãe faleceu e seu pai os abandonou. Desde muito cedo sua irmã Iris se dedicou inteiramente a cuidar do seu irmão, ela largou até mesmo os estudos para ter do que se alimentar.

Sua irmã agora está grávida, e Ian se vê responsável por ela, e quer ajuda-la nessa etapa da sua vida, mas ele não sabia como, afinal ele estuda e trabalha apenas como instrutor de tênis de um adolescente.

Quando Ian acompanha sua irmã até uma consulta ele recebe uma proposta tentadora de uma apresentadora, Ian dá a entender para tal apresentadora que ele irá ser pai daqui a alguns meses. Sendo assim ele recebe a proposta de participar do programa Novos pais, um programa que passa na tv e tem bastante audiência que mostra como é a vida dos adolescentes que serão pais em pouco tempo. E para participar do programa Ian receberia um cachê bem alto. Bastava apenas ser um futuro pai.

Ian aceita tal proposta, pois será uma forma de ajudar sua irmã como ele antes nunca pode ajudar, mas Ian não tem o fundamental para participar do programa, uma namorada grávida. Ian pensa na primeira menina que vem a sua mente, Emília a menina da sua sala no qual nunca trocaram meias palavras.

“Se antes ele estava perdido em relação ao que fazer para encontrar a parceira de crime ideal, pelo menos agora tinha uma meta: convencer Emília. ”

Emília enfrenta problemas em casa, tem um relacionamento bem instável com sua mãe, tudo que ela quer é sair de casa e ter um lugar só seu, durante muito tempo ela juntava dinheiro que ganhava trabalhando para sua mãe para realizar seu sonho.

Tudo parecia conspirar ao favor de Ian quando ele tem que fazer um trabalho junto com Emília, mas só parecia conspirar, pois o que ele não imaginava era que Emília tinha um namorado. E agora o seu plano de convencê-la seria mais difícil ainda.

“Ele não tinha se lembrado de verificar isso. Emília tinha um namorado. ”

Como Iris irá reagir quando descobrir que Ian será pai de mentirinha? Será que Emília entrará em seu plano mirabolante?

“ – Nós não somos nem amigos, então... o que eu estou fazendo na sua casa cheia de pessoas que acham que eu estou gravida de um filho seu? ”

Azeitona é um livro divertido que trata sobre problemas na adolescência e relação com os pais, um livro sobre amizade e confiança.

O autor durante todo o livro deu bastante ênfase aos personagens secundários, dando importância a cada um, a narrativa é em terceira pessoa no meio ficou um pouco cansativa lá pelo meio do livro, fiquei com bastaste medo de como o autor resolveria toda a história, mas ele foi maravilhoso, e no final eu me vi com lágrimas nos olhos, em meio do livro damos várias risadas, com cada enrascada que Ian se mete e como sua mentira vira uma bola de neve.

Em vários momentos os personagens se encontram em situações do dia a dia e questionamento que acontecem com cada um de nós.

Bruno Miranda me surpreendeu muito, confesso que fiquei bem receosa no início, pois nunca tinha lido nada de nenhum YouTuber, mas levei um tapa na cara sem mãos, pois Bruno Miranda é fantástico e escreve maravilhosamente bem.

Azeitona é um livro divertido e leve que promete muita diversão ao leitor.





13 comentários

  1. Olá,
    Eu já acompanho os vídeos do Bruno Miranda ha algum tempo e simplesmente amo os videos e estou louca pra ler o Azeitona, mas estava com um pe atrás pois tiver uma experiência ruim cim um livro de Youtuber estava so esperando alguem fazer uma resenha para mim ver do que se tratava o livro.
    Parabéns pela resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Quero ler, ótima resenha sempre me da vontade de ler

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que o autor era um YouTuber, essa já é a segunda resenha que leio falando bem do livro, quero ler ele tenho a impressão que deve ser um livro bastante divertido.

    bjuuu

    ResponderExcluir
  4. Eu acompanho o canal dele e ficou animada quando soube do lançamento, mesmo que o título seja meio estranho rsrs. Gostei do enredo, achei bem construído e acho que tem tudo para ser uma história divertida e que ao mesmo tempo trata de várias temas sérios, esse livro já estava como desejado, mas agora minhas expectativas aumentaram

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser bem legal, e cheio de trapalhadas kkkkkkkkkk
    Não conheço esse youtuber :P rsrs
    Bjs


    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Me interessei em ler esse livro assim que vi a capa pela primeira vez, mas quando fiquei sabendo que foi escrito por um YouTuber fiquei com um pouco de receio (que preconceito besta que temos as vezes).
    Assim que tiver a oportunidade com certeza lerei esse livro.
    Adorei a resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Oii ,

    A historia parece ser super bacana , gostei do seu video resenha ,mais o livro foge muito do meu genero favorito e provavelmente não irei ler , mais adorei saber que foi escrito por um youtuber.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que antes eu não tinha tido interesse em ler esse livro, porém tenho uma paixão imensa por livros que abordam assuntos sobre a adolescência, ainda mais quando mostra a realidade do dia a dia, e da para notar que a trama desse livro aborda isso de uma forma muito interessante, espero gostar bastante dessa estória.

    ResponderExcluir
  9. Ao mesmo tempo me interesso e não tenho muita vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro interessante,parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um livro super divertido, esses talentos do youtube tão que tão ein.. heheheh

    ResponderExcluir
  12. Pensa em uma pessoa louca pra ler esse livro,kkk.
    Tenho muita curiosidade,já vi muita gente falando bem dele. Espero ser surpreendia por ele.

    ResponderExcluir
  13. Eu imagino que esse livro deva ser sensacional, mas eu tenho um problema quando colocam o titulo como algo de comer, sabe??? hahahaha Acho que o menino vai se meter em muitas confusões e que ele e a emilia vão acabar se apaixonando de verdade mas...Azeitona, srsly? Tem tudo pra ser um livro engraçado e fofo mas...AZEITONA? hahahah

    ResponderExcluir