Resenha Fugitivos

Livro Fugitivos
Autor Carlos Barros 
Editora Giostri
Livro cedida pelo autor
Páginas 647

Caio tem quinze anos e acabou de passar por uma grande tragédia aonde perdeu seus pais, agora está saindo do Rio de Janeiro com sua assistente social para ir até Belo Horizonte na casa da sua avó. Caio está abatido, magro e todo machucado por conta do que aconteceu, agora sua vida está mudando drasticamente.

Ele mal visitava sua avĂł sempre evitava demais as visitas, apesar de amar seus avĂ´s, como todo adolescente gostava de ficar com seus amigos e com Caio nĂŁo era diferente, a Ăşltima vez em que esteve na casa da sua avĂł ele tinha seis anos.


Caio fica muito calado e quase não chora isso preocupa um pouco sua avó, quando ele vai até a banca da sua avó ele conhece Jonas, um garoto de onze anos tagarela, que ama HQs e séries assim como Caio, inicialmente Caio não dá muita atenção mais acaba conversando e aceitando ir a um jogo de futebol com ele.

Lá ele acaba encontrando com Fernanda que é irmã do Jonas, quando ele a vê sente uma súbita alegria que não vem sentindo desde que seus pais se foram, ele observa o quanto ela é linda.

“A luz do sol refletia nos fios de cabelo, criando um contorno brilhante e surreal. Caio piscou e tentou interpretar o que via, sem saber se sonhava por ter adormecido. ”

Tanto ele quanto Fernanda sentem uma grande atração um pelo outro, e acabam criando um vínculo maior que a amizade. Nasce ali um amor incondicional, que irá ajudar ambos. Assim como ele e Jonas. Infelizmente Fernanda e Jonas enfrentam problemas com o pai agressivo e controlador, seu pai constantemente espanca o Jonas e a maior raiva de Fernanda é que a sua mãe nada faz para ajudar o seu próprio filho.

Caio conhece também Gabriel, que já foi um ex-namorado de Fernanda, Gabriel batalha para cuidar da sua irmã Bianca de apenas cinco anos, sua mãe morreu e seu pai foi preso, agora vivem sob a tutela do seu irmão mais velho que nada faz para ajudar em casa, seu pai anseia pela vingança, pois é foi Gabriel que o denunciou.

Caio ainda está tentando vencer tudo o que passou, e tentando levar uma vida normal perto de seus amigos, são cinco jovens lutando não contra pessoas de fora, mas sim contra o seu próprio sangue, pessoas que os ferem, pessoas que deveriam amá-los mais não amam.

Essa nĂŁo Ă© apenas uma histĂłria de cinco jovens fugitivos Ă© uma histĂłria de cinco jovens que lutam para sobreviver, pois apenas viver nĂŁo Ă© o suficiente.

Preciso começar falando de cada personagem, cada um deles tem uma personalidade que os fizeram marcantes, Jonas é engraçado, me tirou altas risadas ao longo do livro, ele tenta enfrentar seus problemas da melhor maneira possível.

Fernanda é fantástica, toda a insegurança que é normal, toda a determinação de proteger seu irmão, e todo amor que sente pelo Caio. Caio é um guerreiro, é um garoto que merece toda felicidade do mundo, mas que tem medo, medo de perder quem ele mais ama, mas coloca a vida das pessoas que ama sempre à frente da sua. Gabriel é o que o nome dele já diz, um anjo, um garoto batalhador, determinado, fiel aos seus amigos e a sua irmã. Bianca é fantástica, alegre, cheia de vida, que faz o máximo para deixar todos ao seu redor felizes apesar da pouca idade.

O livro tem muitas páginas sim, mas é completamente necessário, na verdade eu queria até um pouco mais, pois realmente vamos vivenciando cada personagem, o crescimento da amizade e do amor.

O livro é narrado em terceira pessoa, e muito bem descrito, cada detalhe, nada foi deixado para trás. O livro nos aproxima de cada personagem intimamente, eu queria abraça-los e cuidar de cada um.
Nesse livro falamos não apenas sobre amizade e amor, fala-se sobre traumas, abandonos, abusos físicos e emocionais. É um livro tão real que vemos a dura realidade que cada criança enfrenta e passamos despercebidos. É um livro que sem dúvidas nos faz abrir os olhos.

O livro ele é carregado de sentimentos e tensão, eu ficava ansiosa para terminar o livro, pois queria conhecer a fundo esses jovens, é uma história diferente de tudo que eu já li, e eu amei cada momento, me emocionei, sorrir e fiquei triste por ter terminado o livro tão rápido, foram apenas dois dias de leitura, mas que me deixaram com um sorriso bobo no rosto.

Antes de terminar a resenha quero fazer um apelo ao autor, eu anseio por um conto de anos depois, preciso saber da vida de cada, eu me apaguei tanto a cada um que eu necessito disso, Ă© como se os personagens fossem reais para mim.
Recomendo muito a leitura desse livro sem dĂşvidas, um dos melhores livros que li esse ano.

12 comentários

  1. Adoreeeeeeeeeei Thaa, nunca ouvi falar desse livro, ou até mesmo do autor, mas parece ser bem incrível a história, quando puder com certeza lerei.
    Bjs.

    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. ai... ouvi falar super bem sobre este livro! ja faz ate um tempinho q ele foi lançado né? achei mega interessante toda a premissa da historia ! adorei

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse Livro,pela resenha pode concluir que prende a gente até o final, e que ensina também, ótima resenha, parabéns Thays.

    ResponderExcluir
  4. Thays ,após ler a sua resenha com certeza esse livro entrou para minha lista de desejados.Esses personagens parecem ser fabulosos e bem construídos,além de passarem por situações bem dolorosas e terem que superá-las,sem falar é claro no romance de Caio e Fernanda que parece encantador!Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Uau esta história parece ser incrível.Um livro quevfala sobre um assunto tão delicado que e o tratamento abusivo que muitas crianças são criadas.
    Quero ter a portunidade de ler lo.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Que livro lindo, e ainda traz uma marcante reflexão de como muitos adolescentes por ai ainda passam por situações difíceis, muitas vezes acabam se tornando adultos mais cedo, e tendo responsabilidade, gostei bastante da premissa desse livro, e com certeza vou incluir na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  7. Legal!!! Pelo que eu vi esse livro deve ser muito surpreendente mesmo! *-*
    Que venha mais um nacional para a lista! :) e a curiosidade vai a mil por hora!!! :D

    ResponderExcluir
  8. Mais um nacional <3 Nunca tinha ouvido sobre ele, mas parece ser ótimo, vai pra lista já

    ResponderExcluir
  9. Mais um nacional <3 Nunca tinha ouvido sobre ele, mas parece ser ótimo, vai pra lista já

    ResponderExcluir
  10. autor brasileiro e livro calhamaço com mais de 600 paginas e ainda a estória parece tensa, mas otima. Quero muito, nao conhecia mas ja salvei na minha wishlist!

    ResponderExcluir
  11. Nunca vi esse livro,tinha um certo preconceito com autor brasileiro,mas tu fez muita gente mudar o modo de pensar. Que história encantadora,que dá muita vontade de ler.

    ResponderExcluir