Resenha Detalhe Final


Detalhe Final é sexto livro (de 10) da série do personagem Myron Bolitar. Essa série de livros policiais foi lançada no Brasil totalmente fora de ordem, o que fez com que muita gente começasse a lê-la pelo meio ou final. Eu mesma li os dois últimos livros antes de ler esse. Porém, uma das vantagens da série é que, apesar de ser uma sequência, cada livro possui uma história independente, o que não altera tanto na hora da leitura. Claro que ler na ordem correta deve ser muito melhor já que, mesmo com a parte independente da história, há também a história dos personagens que vai se construindo ao longo dos livros. Ao final desta resenha, confira a ordem certa dos livros da série. E fiquem tranquilos, não terá spoiler dos livros anteriores.

Myron Bolitar é um agente esportivo que, vez ou outra, ataca de detetive e que no momento, está curtindo “umas férias” com uma linda mulher que acabou de conhecer. Win, seu melhor amigo, aparece com péssimas notícias, o que o faz voltar a Nova York e embarcar em mais uma de suas investigações particulares. Um de seus clientes foi assassinado e sua sócia e amiga Esperanza é a principal suspeita.


O livro é cheio de diálogos e te faz rir em vários momentos. Sim! Mesmo sendo um livro policial, Harlan consegue colocar humor em todos os capítulos, principalmente através de Win. Os diálogos mais interessantes e divertidos são entre Myron e Win, eles são completamente sarcásticos:

“- Mas o que Esperanza tem a ver com isso?
O amigo olhou para o relógio:
- Exatamente agora - respondeu - ela deve estar sendo presa pelo assassinato dele.
- O quê?
Mais uma vez Win não disse nada. Odiava repetir.
- Estão achando que Esperanza o matou?
- Bom saber que essas férias não prejudicaram seus poderes de dedução - respondeu Win,- virando o rosto para o sol.”

O livro é narrado em terceira pessoa e é também bem descritivo. Os lugares, como as pessoas estão vestidas, suas personalidades, tudo é explicado tão bem que é como se você estivesse lá!

A parte investigativa da história vai da primeira até (quase) a última página. Você fica o tempo todo preso à história, querendo descobrir o que aconteceu. E além do caso inicial e, digamos, principal, ao longo da história Myron passa a investigar outra coisa que pode estar ligada a ele mesmo e ao caso de assassinato de seu cliente.
Uma personagem que não pode passar despercebida (nem que a gente quisesse) é Big Cyndi, secretária da empresa de Myron. A primeira descrição que temos dela é:

“Big Cyndi estava sentada na chuva, de ombros caídos. Ao menos Myron achou que fosse ela. De longe, parecia um fusca estacionado em frente aos degraus da entrada.”

Sério, não tem como não rir dessas passagens! Hahahah
Enfim, Big Cyndi é ótima e uma das minhas personagens favoritas!

Harlan já havia me conquistado no primeiro livro que li (Quando ela se foi) e a cada outra história eu fico mais fã desse cara!
5 estrelas no Skoob e mais um pra minha lista de favoritos!

Pra quem gosta desse tipo de história, super recomendo! E se você ainda não leu nada do autor, acho que não vai se arrepender!

E agora, como prometido, a sequência correta dos livros:

1. Deal Breaker (1995) - Quebra de Confiança (Arqueiro, 2011)

2. Drop Shot (1996) Jogada Mortal (Arqueiro, 2012)

3. Fade Away (1996) - Sem Deixar Rastros (Arqueiro, 2012)

4. Back Spin (1997) - O Preço Da Vitória (Arqueiro , 2013)

5. One False Move (1998) - Um Passo em Falso (Arqueiro,2014)

6. The Final Detail (1999) – Detalhe Final (Arqueiro,2015)

7. Darkest Fear (2000) – ainda não publicado no Brasil

8. Promise Me (2006) A Promessa (ARX, 2008)

9. Long Lost (2009) Quando Ela Se Foi (Arqueiro, 2011)

10. Live Wire (2011) Alta Tensão (Arqueiro, 2011)

Agradeço a Thays o espaço aqui no Blog e te convido a conhecer o meu! :) Pensamentos em (In)Stantes!.

Beijos e até a próxima!

15 comentários

  1. Amo livros assim. Não sei porque falo que não vou entrar mais e sempre entro. Gosto de tortura meu dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui muito fã de livros desse gênero, mas esse parece ser tão bom, despertou meu interesse.

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui muito fã de livros desse gênero, mas esse parece ser tão bom, despertou meu interesse.

    ResponderExcluir
  4. E eu que pensava que esse livro era um volume único kkkkk!!!
    Um bom mistério nunca é D+ , e quando vem junto com comédia eu adoro!!! *-*
    Fiquei curiosa para ler essa série, acho que ela daria também uma boa série de TV!!! :D
    Já coloquei na lista de leitura! :D

    ResponderExcluir
  5. caraca! podem me crucificar eu sei q mereço , mas .. EU NUNCA LI UM LIVRO DO HARLAN COBEN... infelizmente :( mas vou da uma chance e quem sabe este titulo seja o primeiro de muitos q vou ler! ótima resenha! muito instrutiva! :)

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito da escrita do Harlan Coben,amo livros descritivos,essa série de 10 do personagem Myron Bolitar não li ainda,mas amei saber a ordem.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  7. Evelyn e seus livros policiais 💖
    Resenha super bem escrita, não sou fã do gênero, mas vim apreciar seu texto.
    Eu comprei aqueles livros que você indicou pra minha amiga oculta que curte esse tipo de história e ela amou! Agora sempre que eu tiver que presentear alguém ficarei de olho nas suas dicas!

    ResponderExcluir
  8. Oi!!!
    Amei a resenha , mas infelismente este livro não faz muito o meu gênero de leitura,mas para quem gosta de livros policiais este livro como os outros deste autor e um prato cheio.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Sempre que vejo livros em que te um série de 10 livros já tenho um desanimo, pois fico pensando se o autor vai ter tanta história para escrever em tantos livros, ou se vai acabar vai acabar tornando clichê, mesmo se os livros tem história independentes, e é isso que penso em relação a essa série, o que acaba fazendo com que eu não tenha vontade de ler os livros.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhum livro desse autor, recentemente comprei um, mas ainda não o li, porém parece ser beeem legaaal. ><


    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Conserteza vou ler pq acho fascinante livros de investigação muito bom

    ResponderExcluir
  12. adorei a resenha ,ainda não li nada desse autor
    mas estou curiosa acerca dessa obra ;)

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, mas confesso que esse livro não faz muito meu tipo de leitura. Não sei o motivo, mas não me sinto empenhada a tentar ler algo desse autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O único livro desse autor que eu li foi o Nâo conte a ninguém e me surpreendeu muito, adorei a escrita dele e de como ele consegue fazer um bom triller. Vou procurar essa série para ler também.

    ResponderExcluir