Resenha Traços | Eduardo Cilto

Traços
Eduardo Cilto
Editora Outro Planeta
Livro cedido pela autora
Avaliação: 2/5
Onde comprar: Lojas virtuais

Pela primeira vez na vida Matheus está indo a uma festa como um adolescente normal, não que ele seja esquisito ou um nerd, ele apenas não era muito sociável, e preferia ficar em casa, mas com muita insistência da sua amiga Beatriz ele decide ir.

Matheus nutre uma paixão pela sua única e melhor amiga, mas ela não se dá conta desse sentimento, por eles serem melhores amigos desde sempre.
Beatriz é filha de advogados e tem uma educação muito rígida, com isso ela sempre teve dificuldades por conta da pressão psicológica que seus pais impunham nela e Matheus sempre a ajudava nos estudos, mas ela estava agindo estranho demais, e Matheus não sabia o que era.


O motivo pelo qual Beatriz anda estranha é que ela deseja saber se o seu destino já foi traçado e o que a esperava no futuro, ela simplesmente não se encaixava e estava cansada de viver sua vidinha naquela cidadezinha do interior, e com isso ela decide sair da festa e ir até a casa de uma amiga chamada Fernanda que se diz ter "poderes" para ter conhecimento do seu destino, levando Matheus consigo.

“-Está procurando a resposta de maneira errada – Fernanda balbuciou, tomando o controle de seu corpo e saindo dos braços do namorado para se aproximar de Beatriz. – Está longe, muito longe de encontrar o que quer. – ela fez uma pausa. – Existe uma estrada a seguir, um coração a afundar e um desejo a cumprir! Afaste-se e veja a verdade. Trace seu caminho. ”

O que Matheus não esperava era que Beatriz acreditaria fielmente a cada palavra dita pela sua amiga. Beatriz surge com a ideia de fugir da sua cidadezinha e ir até São Paulo encontrar um garoto que tem um canal no YouTube, que ela acreditava que ser a resposta para que ela se encontrasse e traçasse seu destino.

Confesso para vocês que de todas as decepções literárias esse livro foi o que ganhou em disparada, mas antes de tudo quero deixar frisado que a escrita do autor é boa, percebe-se por cada detalhe do livro por cada descrição e diálogo e que eu gosto do seu canal no YouTube, mas infelizmente não gostei do livro.

O Matheus é um personagem com tantas mais tantas personalidades diferentes e desconexas que deixou o personagem irreal, era como se ele fosse várias pessoas em um personagem só. Nem o romance entre os personagens me atraiu, a Beatriz é infantil e egoísta, ela tem todo um perfil para ser uma personagem no qual de cara atrairia o leitor, mas a sua personalidade fez com que eu não tivesse afinidade alguma com a personagem, e o motivo dela ir até São Paulo até dá para entender, mas não é um motivo tão bom assim, já o motivo do Matheus, bem não encontrei motivo para ele ir a não ser o “amor” que ele sente por Beatriz, no livro tem algumas cenas contraditórias, em um momento o autor diz que o personagem sabe de algo e depois ele não sabe mais, e isso me deixou bem confusa, eu voltei algumas páginas para saber se não havia lido errado, mas não foi bem assim.

O livro trata de temas do dia a dia de adolescentes e problemas de aceitação isso em conjunto com a escrita do autor foi o que me fez dar duas estrelas para o livro, o livro não é de todo ruim, o final é bom, mas faltou uma construção melhor na história.

Eu simplesmente amo a diagramação da Editora, é linda e detalhista, a capa é o que mais atrai no livro, eu amei essa capa e fiquei babando na arte!

Eu leria sim novamente um novo livro do autor, pois ele tem talento, apenas precisa aprimorar e amadurecer a história do livro. 

13 comentários

  1. A capa desse livro está maravilhosa! Uma pena que a história não te prendeu tanto.
    Não acompanho o canal do Eduardo.
    Estou com um certo receio dos livros lançados pelos Youtubers. Estão lançamento livros mais para vendas e não estão se preocupando com o conteúdo. Pelo menos é essa impressão que tenho. Espero estar enganada!

    ResponderExcluir
  2. É bom ver um youtuber lançando um livro de ficção. Quando vi o vídeo do Eduardo em seu canal, fiquei mto contente em ver a alegria dele ao anunciar a publicação, pois ele tem um canal com conteúdos mto bons e tem potencial para escrever um livro. Mas não me sinto atraída a lê-lo. A sinopse não me conquistou. Mas tenho que dizer que a capa ficou linda!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Achei incrível a proposta do autor incrível, eu realmente gosto bastante da temática adolescente. Eu não tive muita sorte com livros de YouTubes, mas pretendo dar uma chance a este.
    Parabéns pela resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que nem o enredo do livro me atraiu. E saber que o livro foi uma decepção pra você, só me fez ter certeza de que não vou ler ele :P
    E eu também não sou muito fã desses livros de youtubers, mas é bom saber que a escrita dele é boa :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não conheço ele, mas já ouvi falar bem do canal.. É super legal a escrita dele ser boa, infelizmente não me atraiu a estória.

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o autor, nem o canal. Eu não tenho nenhum problema com livros de youtubers, mas a história desse livro não me interessou tanto.
    Só é uma pena o livro ter sido uma decepção para você =/

    ResponderExcluir
  7. ja ouvi falar mt bem do canal do Eduardo , mais confesso que o livro não me chamou muito a atenção e o livro ter sido uma decepção para você me desanimou mais ainda da leitra rs

    ResponderExcluir
  8. Já estava na dúvida se compraria ou não, porque a sinopse me deixou bem balançada, mas depois da sua resenha vou demorar bastante a comprar o livro. Conheci o Edu na bienal e ele é super legal, então darei sim uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  9. Amei a capa do livro! Pela sinopse não sei se iria ler... Mais gostei da resenha

    ResponderExcluir
  10. gostei muito da capa, mas só pela sinopse já não me chamou a atenção de ler, e agora a resenha confirmou de não ler, nada contra o autor talvez com outro livro dele e com uma estoria mais interessante eu leia.

    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oshiii que pena que o livro não te prendeu tanto, mas a capa é realmente lindaaa <3
    Bjs

    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é bem falado,mais como você falou que não se prendeu,nem sei se quero ler,rsrsrs. Pois tenho quase os mesmos gostos que o seu.

    ResponderExcluir