Literatura Nacional

Olá, hoje eu vim trazer uma matéria sobre como anda a literatura nacional, aqui no Brasil.

 Não é novidade pra ninguém, que hoje existem muitos autores nacionais publicando livros. Existem aqueles que já fazem bastante sucesso. 
Mas eu vim falar de autores da nossa atualidade e de leitores que adotaram a nossa literatura, aqueles que valorizam.
Uma grande questão eu sempre observo, é que as pessoas quando falam de literatura nacional, pensam logo em grandes autores antigos, como Machado de Assis, Monteiro Lobato, Mario de Andrade, entre outros. 

Claro que devem ser valorizados, longe de mim falar que não, mas devemos pensar também no presente, existem autores maravilhosos, que tem uma grande carreira pela frente e que merecem se valorizados.


Uma coisa que eu observei e foi um grande passo para começar essa matéria é que a Amazon que disponibiliza o site para autores independentes venderem seus livros digitais, muitas pessoas fizeram sucesso na Amazon e hoje tem o seu livro publicado por editoras, assim como a Nana Pauvolih, FML Papper, e outros autores maravilhosos.

Editoras estão crescendo e adotando os autores nacionais, temos uma grande jornada a seguir é claro, mas hoje eu posso dizer que a nossa literatura de autores atuais está crescendo e muito, é importante que eu, você leitor ou blogueiro, valorizemos a nossa literatura!

Fico extremamente contente quando vejo leitores pedindo opinião de livros nacionais para ler

Tendo em vista que tudo que falei é de minha opinião, trago para vocês o resultado de uma pesquisa no qual eu pedi muita colaboração, em que 236 pessoas votaram:

Pessoas que leem livros nacionais 91,94%
Pessoas que não leem por terem experiências ruins com livros nacionais: 3,38%
Pessoas que não leem mais leriam: 2,11%
Pessoas que não leem por conta do preço: 1,27%
Pessoas que não leem por outros motivos: 0,84%
Pessoas que não leem por que não gostam: 0,42%
Margem de erro 0,2%

Opinião de autores nacionais sobre como anda a nossa literatura:

“Acho que estamos conquistando espaço junto às editoras, ou mesmo independente, e que os leitores estão acreditando no trabalho dos nacionais e isso é muito bom, porque temos muita coisa boa aqui na nossa terrinha para ser valorizada, principalmente no meio da literatura.”                             
Priscila Magalhães Palmeira (As crônicas de Silbery)

“Aos poucos estamos conquistando nosso espaço nas estantes e nos corações dos leitores. Ainda temos muito caminho a percorrer pela frente, a briga com os estrangeiros e o preconceito ainda é grande, mas vamos conseguir vencer. E com ajuda de vocês blogueiros e dos nossos leitores maravilhosos, não vai demorar muito não.”                                                      
Ana Beatriz Brandão (Sombra de um Anjo)

“Acho que temos um longo caminho pela frente ainda, mas estamos conquistando nosso espaço, sim! É muito bacana ver que os leitores estão se aproximando mais do trabalho do autor nacional, e isso se dá muito pelo trabalho dos blogueiros que nos apoiam, sem dúvidas. Todos juntos fazem a força. E as histórias daqui são tão boas quanto as histórias de lá... Basta os leitores enxergarem isso. ”            Amanda Ághata Costa (A Escolhida)

“Temos autores nacionais maravilhosos e cada vez mais estão surgindo novos talentos! Antes as oportunidades eram muito poucas, mas com o passar do tempo temos visto as oportunidades aumentando e com isso a busca por literatura nacional tem crescido consideravelmente! É um mercado promissor para as editoras e que está ganhando forças, mesmo que ainda esteja no começo!”                 Bárbara Negrão (Labirinto de Espelhos)

“Eu acredito que estamos vivendo um momento de descobrimento. Os blogs descobriram a literatura nacional, as grandes editoras descobriram a literatura nacional, os leitores por fim também descobriram, vemos isso no sucesso que é as bienais. Acredito que os tijolos do preconceito estão caindo um a um e isso é maravilhoso, afinal de contas tem espaço para todos. ” 
Cinthia Freire (Um novo amanhecer)

“Acho que está crescendo a cada dia e aqueles que estão parados no tempo, sem enxergar que valorizar a literatura brasileira é necessário, vão perder autores de suas casas (editoras). Lutamos juntos por mudanças e fico feliz em participar de algumas conquistas. ”            
                  Mari Scotti (Híbrida)

“Concordo com a maioria que comentou acima. Acredito q estamos no caminho certo sim, os leitores estão redescobrindo a literatura nacional, redescobrindo a leitura. Claro q o caminho é longo e não podemos desistir dele, unidas teremos muito mais força para continuar a batalha de conquistar novos leitores e novos espaços. E tenho visto muitas editoras mudando aos poucos sua forma de ver os livros nacionais, e isso é ótimo. Hoje a oportunidade de publicação independente é muito maior q há muitos anos, e isso também é ótimo. Não é fácil...não, não é mas também não é impossível. Tem espaço para todos é só acreditar e trabalhar.”                               
Vivi Cordeiro (Tudo por você)

“Eu não fazia a mínima ideia de como andava a literatura nacional até o momento que publiquei o meu livro e comecei a divulgá-lo na internet e em eventos literários. Vi que os brasileiros estão dando credibilidade ao que é daqui, embora os autores nacionais não estejam vendendo tanto quanto os internacionais, ainda assim, as nossas obras estão sendo equiparadas as obras estrangeiras. Acho que daqui uns 5 ou 10 anos, as coisas tendem a ficar ainda melhores. ”
 Sérgio Pereira (Enviada)

“Acho que plataformas como wattpad ajudaram muito na viabilidade dos autores. A amazon ficou mais democrática, você pode vender seu livro sem intermediários, isso tudo facilita a aproximação dos autores com os leitores, porém acho que ainda temos muito a conquistar. Parece que aquela mentalidade de "que tudo que vem de fora é melhor" ainda e muito forte. Leitores compram, cabe a nós autores mostrar que juntos somos muito mais produtivos. Tipo, divulgar a obra de outros autores além das suas... Isso é uma corrente de apoio, para mostrar que acreditamos e muito naquilo que pregamos... Literatura nacional está repleta de novos talentos.” 
Carina Souza (Reflexo do amor)

Essa foi a minha primeira matéria, espero que tenham gostado! E como eu sempre digo; LEIA UM NACIONAL <3







22 comentários

  1. Tha a matéria ficou ótima, e reintero aqui que estamos conquistando espaço, que as oportunidades estão mais favoráveis hoje do que cinco, dez anos atrás e que também isso se deve à tecnologia, às redes sociais que tem rompido barreiras entre escritor/leitor/editoras.
    beijos, linda

    ResponderExcluir
  2. Ameiiiiii a matéria .... e concordo plenamente. A nossa literatura nacional está crescendo muito e mostrando muito o seu valor, nem só o que é internacional é bom. Cada vez mais nossos autores ganhando espaço e torço pra ganhar cada vez mais. Alguns dos meus livros favoritos são nacionais e acho que a turma de leitores assíduos estão lendo cada vez mais nacionais. Também apoio essa causa: LEIA UM NACIONAL!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa, é muito bom ver que é um pais onde a leitura não é algo comum, o número de leitores e autores cresce a cada dia.
    Mais uma vez obrigada pelo carinho com que vc trata a todos nós autores
    Beijos, sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria, parabéns!
    A literatura nacional tem conquistado mais espaço junto aos leitores, as editoras também tem investido mais nos nacionais, mas ainda acho que é muito pouco esta visibilidade, temos ótimos autores e que infelizmente não conseguem publicar.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei a matéria Thays, confesso que até conhecer o trabalho da Carina rissi tinha preconceito, não gostava mas depois de ver e conhecer quantos escritores talentosos temos me sinto até envergonhada, acredito que a falta de conhecimento é o que gera mais preconceito entre os leitores, e por isso nós leitores e escritores apaixonados precisamos nos unir e mostrar que temos autores/histórias tão boas ou até melhores quanto os internacionais.
    Parabéns pela iniciativa
    #euapoioaliteraturanacional

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, matéria muito legal e muito importante para nossa literatura nacional.
    Bom, adoro muito os livros de autores brasileiros, aqueles que estão começando e aqueles que já fazem sucesso, atualmente instalei o wattpad para poder acompanhar mais de perto esses autores que estão no começo.O que faz com que eu não leia tanto livros de autores brasileiros muita das vezes e por causa do valor do livro, que chega a ser 30,00 ou mais, fazendo com que eu prefira compra outros mais baratos de autores internacionais, mas não e porque eu desvalorizo os livros, e sim pelo fato de que a condição financeira da maioria dos brasileiros não é tão boa, vejo muitas pessoas que gostam de ler, porém não tem dinheiro pra compra nenhum livro, então eu acho que isso deveria ser um ponto que as editoras poderiam começar a pensar, abaixar um pouco o valor dos livros nacionais, para que possamos ter mais acesso a esse livros. Espero que a literatura nacional seja muito mais valorizada, e depois que conheci seu blog Thays e conheci tanto autores nacionais excelente já estou começando a ler mais livros de autores nacionais.

    ResponderExcluir
  7. Thay a matéria ficou muito muito show de bola! Adorei saber que muitas e muitas pessoas estão cada vez lendo mais e mais livros nacionais! Adorei também participar da sua primeira matéria!
    Mil beijinhos flor

    ResponderExcluir
  8. Parabéns thays! Sua matéria ficou sensacional! De fato a literatura brasileira atual só tem a ganhar , crescer e florescer cada vez mais no Brasil e no mundo ,atraindo mais e mais leitores e sem duvidas seu blog está contribuindo muito para isso! Mais uma vez parabéns !

    ResponderExcluir
  9. Essa matéria ficou muito legal, eu espero que a partir de ações como esta as pessoas comessem a valorizar mais a literatura brasileira!
    Uma das formas que mais me incentivaram a ler a literatura nacional, foram as pequenas histórias de Fanfictions que muitos jovens brasileiros disponibilizam na internet, tendo muitas vezes como base os seus filmes ou livros favoritos,
    Foi por meio destas que eu percebi que existem sim, bons autores e boas histórias na literatura brasileira, e que muitos destes não são visto com bos olhos devido a um certo pré-conceito formado pela falta da informação sobre estes ou pela forma como esta é transmitida.
    Cada vez mais eu me alegro ao ver ações como estas que incentivam a leitura nacional!!! :)
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabénsss, lindonaaaaaaaaaaaa! Adorei a matéria!
    Temos que valorizar a nossa literatura mesmo!
    Beiiijos <3

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela matéria ! Realmente a literatura nacional esta ganhado finalmente o seu espaço merecido . Eu comecei a pouco tempo a ler nacional , mas ja sou super fã principalmente da Nana Pauvolih ,que quando eu li a trilogia redenção me apaixonei , e claro que tenho outras autoras como kakau , Broke. J Sullivan, Carlinha Santos , A.C Meyer dentre outras que li e amei . Desejo sucesso a todas as autora (o) nacionais.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. A materia ficou bem legal mesmo, sobre essa questão, é notória a evolução dos novos autores nacionais nas editoras brasileiras. Mais isso é uma coisa que ainda é bem lento. Acho que 5 ou 10 anos, se não acontecer alguma coisa de extraordinário, ainda não será suficiente para se equipar, em vendas, os nacionais dos internacionais. Comecei a ler mais nacionais depois que criei um blog, antes disso, confesso que era difícil eu ler livros de autores nacionais. :(

    ResponderExcluir
  13. Amei a matéria, para quem não conhece sobre livros nacionais é um pouco confuso se interessar. Mas com alguém como você, mostrando que a literatura Nacional também tem pontos positivos e pode ser bem interessantes, fica muito melhor .
    Tá de parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela matéria Thays.
    E com toda certeza acho a literatura nacional está crescendo muito,e assim como os autores então melhorando muito a maneira de escrever. NOs leitores estamos deixando de lado o preconceito e quando é quando lemos um livro nacional bom,temos mais vontade de ler outros

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela matéria Thays.
    E com toda certeza acho a literatura nacional está crescendo muito,e assim como os autores então melhorando muito a maneira de escrever. NOs leitores estamos deixando de lado o preconceito e quando é quando lemos um livro nacional bom,temos mais vontade de ler outros

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela matéria Thays.
    E com toda certeza acho a literatura nacional está crescendo muito,e assim como os autores então melhorando muito a maneira de escrever. NOs leitores estamos deixando de lado o preconceito e quando é quando lemos um livro nacional bom,temos mais vontade de ler outros

    ResponderExcluir
  17. A matéria ficou ótima, é super interesante quando abordamos esse assunto pois trás diversos pontos de vista e opiniões adorei !!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Thays!
    Excelente matéria.
    Eu não lia livros nacionais porque tinha muito preconceito, mas hoje não consigo ficar sem ler um. SOU APAIXONADA com os livros da Pepper, Carina Rissi, Paula Pimenta, Li Mendi, Simone Taietti e vários outros que conquistaram seu espaço.
    Amo livros nacionais!

    ResponderExcluir
  19. Mt bom o post! Amo livros nacionais! Estão entre meus preferidos <3

    ResponderExcluir
  20. adoro ler livros nacionais, fiquei bastante contente com o resultado desse pesquisa, e bom saber que cada vez mais a literatura nacional esta conquistando seu espaço, gostei do post!

    ResponderExcluir
  21. Essa matéria foi maravilhosa, como a Ana Beatriz disse, eu infelizmente também tenho esse preconceito e admito que preciso mudar. O único nacional que já li foram todos da Paula Pimenta. Recebi o "Crônicas e absinto" da autora Camila Gatti, se ainda não conhece, pesquise sobre ela! Vou começar a ter mais interesse pelos nacionais, pelo visto, temos ótimos autores que só estão esperando para serem descobertos :)

    ResponderExcluir
  22. Muito boa essa matéria e é melhor ainda saber que nossos autores brasileiros estão conquistando seu espaço. Eu leio nacionais e sempre incentivo as pessoas a lerem. Espero que cada vez mais as editoras possam abrir portas para os autores nacionais.

    ResponderExcluir