Resenha Teto para dois | Beth O'Leary

Teto para dois 
Beth O'Leary
Ed. Intríseca
Ano/2019
400 páginas
Avaliação 5/5
Adquira já o seu: Amazon

Sinopse: Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela.

Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

Tiffy terminou seu relacionamento a três meses e finalmente após esses três meses (por que seu ex-namorado a expulsou), ela decide sair do apartamento dele. No entanto agora Tiffy precisa de um lugar que caiba no seu pequeno orçamento. Ela vê um anúncio um pouco diferente e decide arriscar: um cara está dividindo o seu apartamento e sua cama, em horários diferentes, uma vez que ele trabalha de madrugada e não está em casa pela noite, onde seria o horário que Tiffy estaria.

Leon é enfermeiro de tratamentos paliativos e doenças terminais, ele está precisando de dinheiro e está lidando com muitas coisas no momento, por isso teve essa ideia, no entanto Leon namora e sua namorada não fica nada feliz com a ideia, por isso eles criam uma regra, Leon e Tiffy nunca estariam em casa no mesmo horário, não se veriam nem conversariam. Ela quem iria tratar de todo assunto do aluguel.

Apesar de tudo parecer uma ideia louca, e os amigos de Tiffy confirmam que é uma ideia louca ela decide tentar, afinal o apartamento está no centro de Londres e por um preço que ela pode pagar.

Com isso Tiffy e Leon acabam indo morar na mesma casa, para se comunicar Tiffy começa a escrever bilhetes para Leon e essa passa a ser a forma que eles arrumaram para e comunicar, entre as bagunças de Tiffy e comida (muita comida) Tiffy e Leon acabam criando uma linda amizade.

“— Você tem cheiro de casa — digo depois de um instante.

— Você é a minha casa — responde Leon. — A cama, o apartamento... — Ele para, como sempre faz quando está procurando palavras que representem algo grande. — E só se tornou minha casa quando você apareceu Tiffy.”

Teto para dois vai muito além de uma comédia romântica, sim temos um romance água com açúcar, nem um pouco clichê! Mas o principal no livro é a família e a amizade. Além de que vemos um crescimento importante da Tiffy que acabou de sair de um relacionamento abusivo emocionalmente e está buscando sua felicidade.

É aquele tipo de livro seção da tarde para ler para sair de uma ressaca literária, uma narrativa fluida, com uma escrita fácil e um enredo para lá de diferente. Me arrependo de não tê-lo lido antes, não consegui largar o livro quando comecei!

Tiffy é uma personagem que eu amei, ela é alto-astral, gosta de coisas coloridas (bregas), faz de tudo pelos seus amigos e busca sempre o melhor das pessoas, ela é a personagem que mais amadureceu ao longo do livro por causa do seu antigo relacionamento.

Leon é um amorzinho ele é tímido, não gosta de ser o centro das atenções, então Tiffy é o arco íris no céu nublado dele (clichê essa frase não?), mas é exatamente isso que ela é, a forma como ele trata seus pacientes e o amor que ele tem por cada um deles é tocante. Seu relacionamento com sua namorada (nem vale a pena mencionar) não gostei dela desde a primeira frase rsrs.

O mais engraçado disso tudo é que a gente torce pelo casal sem nem ao menos eles se conhecerem, afinal eles não podem se ver, mas a narrativa é tão intensa e perfeita que prende a gente desde a primeira cena.

Um livro incrivelmente gostoso de ler, com romance, comédia e drama na medida certa, traz consigo lições de vida e ensinamentos, um livro que com certeza deixará um quentinho no coração de cada um.



Nenhum comentário